Exercício de auto empatia

(Utilize as listas auxiliares para a prática da Comunicação Não-Violenta)

 

1. Pense em uma situação da sua vida com a qual você não está feliz. Pode ser intima, pessoal. Você não precisa compartilhar com outras pessoas, você pode manter isso só para você.

 

2. Defina uma frase estática que descreva essa situação.

Exemplos: Ela nunca chega pontualmente, Ele só pensa nele mesmo, Ela é insensível, Ele é um idiota

 

3. Mentalmente, repita essa frase várias e várias vezes. Perceba o que acontece com o seu corpo quando você faz isso.

 

4. Quais são as sensações físicas que você identificou?

 

5. Quais são os sentimentos que você identifica?

 

6. Reescreva sua frase da seguinte forma: “Eu fico muito feliz quando (…necessidade…)”

Exemplo:

Ela nunca chega pontualmente – Eu fico muito feliz quando tenho previsibilidade e respeito

Ele só pensa nele mesmo – Eu fico muito feliz quando sou escutada, ou quando sou cuidada.

 

7. Repita silenciosamente essa frase, e perceba o que acontece com seu corpo.

 

Este é o processo de nos conectar no que está vivo em nós. É como voltar para casa. E nosso comportamento pode partir disso, do que está vivo em nós, em vez de partir do que pensamos sobre o outro.

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=E8DR3Y5kMY8&t=1045s

Juliana Matsuoka
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