Comunicação Não Violenta

Treinamento Introdutório

14 e 15 de março de 2020 (sábado e domingo)
9h – 12h / 13h30 – 18h30
Sebrae MT (SebraeLab)
R. Cinco, 144 – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT

Os aprendizados são indicados para quem deseja:

– Melhorar sua capacidade de convívio e de trabalho em equipe;

Liderar e inspirar pessoas a partir da conexão entre você e elas;

– Ser autêntico e cultivar relações autênticas;

Dizer o que realmente quer dizer, sem ser agressivo nem passivo;

Escutar as mensagens por trás das acusações, críticas e julgamentos dos outros;

– Adquirir clareza sobre o que se passa dentro de si;

Pedir o que precisa, sem fazer exigências.

A Comunicação Não-Violenta pode ser aplicada em todos os ambientes e relações humanas. Ela nos ajuda a construir a ponte que nos liga ao outro, que é a conexão humana. A partir dessa conexão é que conseguimos transmitir nossas mensagens de forma clara e autêntica.

Criada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg (1934-2015), a técnica foi sistematizada em seu livro – Comunicação Não Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. E permanece sendo preservada e propagada pelo CNVC (Center of Non Violent Communication), organização sem fins lucrativos criada por Marshall Rosenberg e situada no Novo México – EUA.

O que vamos aprender

  • Os 4 componentes da CNV:
    1. Observações
    2. Sentimentos
    3. Necessidades
    4. Pedidos
  • As 3 formas de praticar a CNV de forma dinâmica;
    1. Expressão autêntica
    2. Escuta empática
    3. AutoConexão
  • Conceitos chave da Comunicação Não-Violenta
    1. Conexão humana
    2. Empatia
    3. Interdependência
    4. Relações de poder

 

Através de

Aula expositiva sobre os conceitos da CNV

Exercícios práticos individuais

Vivências e dinâmicas em grupo

Encenações de diálogos baseados em situações reais

 

Principais bibliografias

Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais – Marshall Rosenberg (Editora Ágora)

A linguagem da paz em um mundo de conflitos – Marshall Rosenberg (Editora Palas Athena)

“A Comunicação Não-Violenta se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas.”

Marshall Rosenberg

“Na adversidade, nós não agimos como gostaríamos, nós agimos de acordo com o nível do nosso treino.”

Juliana Matsuoka

Facilitação:

A Ju facilita o aprendizado de Comunicação Não Violenta (CNV) para pessoas e equipes realizando cursos, palestras e produzindo conteúdos com base nessa abordagem. Tem formação em Coaching Ontológico, e em Processos Circulares de Construção de Paz. Vivenciou Treinamentos de Comunicação Não-Violenta de treinadores certificados pelo CNVC. É educadora parental em Disciplina Positiva pela PDA. Está em formação em Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso pela Palas Athena.

Veja alguns dos projetos realizados aqui.

Depoimentos

O Treinamento de Comunicação Não Violenta superou as minhas expectativas. Pude ter a percepção sobre necessidades que eu não imaginava que fossem tão importantes para mim. Trouxe muita clareza sobre as possibilidades de se desenvolver uma conversa priorizando a conexão com o outro e preservando os vínculos emocionais. Um treinamento indicado para quem deseja cultivar relações harmoniosas.

Laura Conter

O que aprendi com você foi tão importante na minha vida. Minha fala não era nada violenta, mas oculta numa voz amorosa, uma forma de exigir do outro. E quando, através de você eu pude aprender isso, a ouvir e fazer uma conexão entre meu ouvido e meu coração, eu não posso deixar de agradecer com a alma essa grande transformação. E o instrumento por onde essa energia fluiu e chegou até meu coração foi você. Tenho muita gratidão por você existir.

Marcia Souza

A Jú através da CNV, me ajudou a olhar pra mim e para as outras pessoas com um olhar mais empático. E a não ter tanto medo das situações de conflito. Hoje compreendo que por trás das situações conflituosas existem duas pessoas com necessidades não atendidas. Antes do curso eu dizia “somos seres humanos repletos de emoções e sentimentos” agora, depois de conhecer a CNV, acrescento a essa minha fala cotidiana: e necessidades não atendidas. Isso muda tudo. 🦒🦒🦒 Quero um mundo de paz, por isso comecei comigo. 🙏🏻

Viviane Teles

VAGAS ESGOTADAS

Investimento:

R$ 680,00 (10% de desconto para casais, família e sócios)

Pagamento parcelado em até 6 parcelas:

Sendo a primeira parcela a ser realizada no momento da reserva da vaga (cartão de crédito ou transferência bancária).

E as parcelas restantes, através de cartão de crédito (presencialmente no dia do curso).

Pagamento à vista:

Desconto de 8% à vista via transferência bancária (R$ 625,60)

Dados bancários para pagamento à vista:

Conta Jurídica: Banco do Brasil (001) | JULIANA MAYUMI MATSUOKA DINELLI | CNPJ: 34.455.935/0001-84 | Agência: 3499-1 | Conta corrente: 64176-6

Importante: envie o comprovante para juliana@criepontes.com.br.

Bolsas de Estudo

20% das vagas do curso são destinadas para pessoas que não possuem recursos financeiros suficientes e que têm a intenção de transformar suas comunidades a partir da não violência. Hoje, essas pessoas vêm da ASSCAVAG (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande), organização que escolhi apoiar dessa forma.

 

Cursos mais acessíveis financeiramente

Incentivo a formação de grupos fechados para possibilitar a realização deste mesmo curso com menores custos, mas com a mesma qualidade, de forma que fique mais acessível para os participantes e que traga equilíbrio financeiro para quem o realiza. Se você tiver esse interesse, entre em contato comigo.

Reflexões semanais para uma comunicação mais consciente

Inscreva-se para receber no seu e-mail!